domingo, 24 de fevereiro de 2013

Pele Oleosa –


Pessoal essa dica é ótima para o nosso dia a dia, indico que leem essa materia.
Sabemos que deixar o rosto limpinho e livre de oleosidade não é tarefa nada fácil, principalmente se estiver com ACNE   A pele oleosa acaba gerando um desconforto muito grande tanto em homens quanto em mulheres, por desencadear uma série de problemas de pele e pelo aspecto engordurado que é de entristecer qualquer pessoa.
Isso acontece devido a alta atividade das glândulas sebáceas que produzem sebo em excesso causando a obstrução dos poros que, por consequência, favorece o surgimento de cravos e espinhas.

Fatores que contribuem para a oleosidade na pele

  • Fatores como ESTRESSE só tendem a piorar a pele oleosa. Na hora do estresse o corpo liberar um hormônio chamado Cortisol que acaba estimulando as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo que, em casos mais graves podem levar ao surgimento de cravos e espinhas.
  • Alimentação rica em açúcar e componentes oleosos pode aumentar a oleosidade.  Para quem tem uma pele mista vale a pena dosar esses alimentos a fim de evitar a oleosidade.
Há quem acredite que tudo isso seja bobagem, mas esses fatores associados uns aos outros prejudicam, e muito, a saúde da pele conferindo a ela um aspecto envelhecido.

Oleosa o Mista?


Na fase da adolescência e adulta convivemos com três tipos de pele, a normal, a oleosa e a mista. Todas elas com suas diferenças. A pele mista é aquela que apresenta oleosidade apenas na zona T (Testa – Nariz – Queixo) com mais intensidade que em outras áreas do rosto. A oleosa, como o próprio nome sugere, apresenta oleosidade em todo rosto ocasionando a dilatação dos poros. Por isso, esse tipo de pele é a mais vulnerável ao surgimento de cravos e espinhas.

O que fazer?

  1. Limpeza. Lave o rosto apenas três vezes ao dia! Pode até parecer óbvio pensar que quanto mais nós lavarmos o rosto, mais vamos tirar o excesso de oleosidade. No entanto, é muito pelo contrario:  lavando o rosto demasiadamente, você só vai estimular a sua pele a produzir mais óleo.  Portanto, a dica é: Lave o rosto pela manhã e quando for dormir, sendo no máximo, três lavagens por dia.
  2. Tonificação. O que é tonificação? Após ter feito a limpeza do rosto, é de extrema importância fazer a tonificação da pele que nada mais é que a remoção das impurezas e resíduos que ainda ficam após a lavagem.
  3. Hidratação. Muitas pessoas acham que só porque o rosto está oleoso já está hidratado. A hidratação deve ser feita mesmo em peles com excesso de oleosidade.
  4. Use um bom esfoliante. Utilize o esfoliante apenas 2 vezes na semana.
  5. Protetor solar. Há alguns hidratantes que vem com fator de proteção solar. Mesmo assim, não

    Use sempre produtos adequados

    Produtos em Gel: prefira sempre produtos em gel, pois são absorvidos mais rápidos pela pele e em nada se diferem dos produtos em creme, quanto sua eficácia. Produtos com Álcool: Evite cosméticos que contenham álcool. Uma vez que aplicados, eles podem estimular ainda mais a produção de sebo: óleo. Ácido salicílico: Cosméticos que possuem em suas composições ácido salicílico são sempre bem vindos para pele oleosa, pelo fato de diminuírem a produção de sebo e porque acabam fazendo uma leve esfoliação evitando o acúmulo de componentes oleosos que entopem os poros da pele.
    dispense o uso de um bom protetor. Assim como o hidratante, prefira os protetores em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário